ENADE - FORMAÇÃO GERAL
“Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida”.
FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil. Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido.
No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam:
I- a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
II- o domínio de ferramentas de robótica e de automação.
III- a melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas.
IV- a difusão do conhecimento tecnológico.
É correto apenas o que se afirma em
II e III
I e II
II, III e IV
I, III e IV.
I e lV
A professora Kátia aborda, em uma das suas videoaulas, dicas fundamentais para você compreender como são as questões objetivas e discursivas do ENADE. Com relação às partes de uma questão objetiva, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda para que os conceitos sejam empregados corretamente.
( 1 ) Enunciado
( 2 ) Alternativas
( 3 ) Texto base
( ) Instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo estudante pela qual se define o nível de habilidade cognitiva requerida e que será avaliada. Pode ser uma pergunta, pode ser frase a ser completada ou respondida pelas alternativas.
( ) São as possibilidades de respostas: o gabarito (a única alternativa correta) e os distratores (alternativas incorretas).
( ) Constitui-se da situação problemática que é a motivação da questão.
Assinale a sequência correta.
3-1-2
3-2-1
2-3-1
1-2-3
1-3-2
As barreiras tarifárias são medidas protecionistas instituídas pelos governos dos países para proteger a produção nacional e permitir que ela concorra com os produtos estrangeiros. Fundamentalmente, isso ocorre por meio de taxação de produtos importados, que impacta no preço final dessas mercadorias, o que diminui o interesse do consumidor por elas, levando a população a buscar materiais similares mais baratos, produzidos no próprio país. Pode-se também criar tarifas aduaneiras, que vão ser cobradas no acesso do produto ao país destino.
A respeito das tarifas aduaneiras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As tarifas de importação são comumente alvo de discussões entre países e blocos comerciais, que objetivam a retirada ou a redução desses tributos para fortalecer a troca comercial entre as nações.
PORQUE
II. Em períodos de crise econômica, os Estados aumentam o protecionismo, o que dificulta o acesso de mercadorias estrangeiras aos países.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O capitalismo (industrial) é um sistema socioeconômico que está regendo a Terra há pouco mais de 200 anos. Apesar disso, as previsões atuais já indicam que o colapso do planeta esteja bem próximo, graças à grande quantidade de materiais produzidos e descartados, desmatamento, extração mineral, poluição - de ar, solo, plantações e águas -, alterações climáticas, extinção de espécies, surgimento de novas doenças, entre outros. Além da grande extração planetária e consumo de coisas em ritmo digamos, esperado, ainda lidamos com os crimes ambientais, como o que aconteceu em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019.
Antes e depois do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, Brumadinho/MG

Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51228582>, acesso em Mar., 2020.
Com base nesse evento e no texto e imagem apresentados acima, avalie as afirmativas a seguir.
I) O caso acima apresentado demonstra o quanto a sociedade se encontra limitada diante do avanço do capital sobre o ambiente, e de suas consequências.
II) Apesar dos impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, toda a área pode ser revitalizada e voltar a ser como antes.
III) O acontecimento registrado nas imagens tratou-se de um grande, porém, pouco grave acidente, considerando que não houve registro de vítimas fatais.
IV) O caso de Brumadinho não pode ser considerado crime ambiental, pois, a empresa responsável não tinha como saber da instabilidade da barragem.
V) Além do impacto ambiental e econômico, ocorrências como a de Brumadinho representam prejuízos à saúde física e mental dos sobreviventes.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I, II e V.
I e II, apenas.
A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.
I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.
II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.
III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.
IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
II e III
I e II
II, III e IV
I, III e IV.
I e lV
A professora Kátia aborda, em uma das suas videoaulas, dicas fundamentais para você compreender como são as questões objetivas e discursivas do ENADE. Com relação às partes de uma questão objetiva, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda para que os conceitos sejam empregados corretamente.
( 1 ) Enunciado
( 2 ) Alternativas
( 3 ) Texto base
( ) Instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo estudante pela qual se define o nível de habilidade cognitiva requerida e que será avaliada. Pode ser uma pergunta, pode ser frase a ser completada ou respondida pelas alternativas.
( ) São as possibilidades de respostas: o gabarito (a única alternativa correta) e os distratores (alternativas incorretas).
( ) Constitui-se da situação problemática que é a motivação da questão.
Assinale a sequência correta.
3-1-2
3-2-1
2-3-1
1-2-3
1-3-2
As barreiras tarifárias são medidas protecionistas instituídas pelos governos dos países para proteger a produção nacional e permitir que ela concorra com os produtos estrangeiros. Fundamentalmente, isso ocorre por meio de taxação de produtos importados, que impacta no preço final dessas mercadorias, o que diminui o interesse do consumidor por elas, levando a população a buscar materiais similares mais baratos, produzidos no próprio país. Pode-se também criar tarifas aduaneiras, que vão ser cobradas no acesso do produto ao país destino.
A respeito das tarifas aduaneiras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As tarifas de importação são comumente alvo de discussões entre países e blocos comerciais, que objetivam a retirada ou a redução desses tributos para fortalecer a troca comercial entre as nações.
PORQUE
II. Em períodos de crise econômica, os Estados aumentam o protecionismo, o que dificulta o acesso de mercadorias estrangeiras aos países.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O capitalismo (industrial) é um sistema socioeconômico que está regendo a Terra há pouco mais de 200 anos. Apesar disso, as previsões atuais já indicam que o colapso do planeta esteja bem próximo, graças à grande quantidade de materiais produzidos e descartados, desmatamento, extração mineral, poluição - de ar, solo, plantações e águas -, alterações climáticas, extinção de espécies, surgimento de novas doenças, entre outros. Além da grande extração planetária e consumo de coisas em ritmo digamos, esperado, ainda lidamos com os crimes ambientais, como o que aconteceu em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019.
Antes e depois do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, Brumadinho/MG

Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51228582>, acesso em Mar., 2020.
Com base nesse evento e no texto e imagem apresentados acima, avalie as afirmativas a seguir.
I) O caso acima apresentado demonstra o quanto a sociedade se encontra limitada diante do avanço do capital sobre o ambiente, e de suas consequências.
II) Apesar dos impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, toda a área pode ser revitalizada e voltar a ser como antes.
III) O acontecimento registrado nas imagens tratou-se de um grande, porém, pouco grave acidente, considerando que não houve registro de vítimas fatais.
IV) O caso de Brumadinho não pode ser considerado crime ambiental, pois, a empresa responsável não tinha como saber da instabilidade da barragem.
V) Além do impacto ambiental e econômico, ocorrências como a de Brumadinho representam prejuízos à saúde física e mental dos sobreviventes.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I, II e V.
I e II, apenas.
A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.
I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.
II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.
III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.
IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
3-1-2
3-2-1
2-3-1
1-2-3
1-3-2
As barreiras tarifárias são medidas protecionistas instituídas pelos governos dos países para proteger a produção nacional e permitir que ela concorra com os produtos estrangeiros. Fundamentalmente, isso ocorre por meio de taxação de produtos importados, que impacta no preço final dessas mercadorias, o que diminui o interesse do consumidor por elas, levando a população a buscar materiais similares mais baratos, produzidos no próprio país. Pode-se também criar tarifas aduaneiras, que vão ser cobradas no acesso do produto ao país destino.
A respeito das tarifas aduaneiras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As tarifas de importação são comumente alvo de discussões entre países e blocos comerciais, que objetivam a retirada ou a redução desses tributos para fortalecer a troca comercial entre as nações.
PORQUE
II. Em períodos de crise econômica, os Estados aumentam o protecionismo, o que dificulta o acesso de mercadorias estrangeiras aos países.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O capitalismo (industrial) é um sistema socioeconômico que está regendo a Terra há pouco mais de 200 anos. Apesar disso, as previsões atuais já indicam que o colapso do planeta esteja bem próximo, graças à grande quantidade de materiais produzidos e descartados, desmatamento, extração mineral, poluição - de ar, solo, plantações e águas -, alterações climáticas, extinção de espécies, surgimento de novas doenças, entre outros. Além da grande extração planetária e consumo de coisas em ritmo digamos, esperado, ainda lidamos com os crimes ambientais, como o que aconteceu em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019.
Antes e depois do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, Brumadinho/MG

Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51228582>, acesso em Mar., 2020.
Com base nesse evento e no texto e imagem apresentados acima, avalie as afirmativas a seguir.
I) O caso acima apresentado demonstra o quanto a sociedade se encontra limitada diante do avanço do capital sobre o ambiente, e de suas consequências.
II) Apesar dos impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, toda a área pode ser revitalizada e voltar a ser como antes.
III) O acontecimento registrado nas imagens tratou-se de um grande, porém, pouco grave acidente, considerando que não houve registro de vítimas fatais.
IV) O caso de Brumadinho não pode ser considerado crime ambiental, pois, a empresa responsável não tinha como saber da instabilidade da barragem.
V) Além do impacto ambiental e econômico, ocorrências como a de Brumadinho representam prejuízos à saúde física e mental dos sobreviventes.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I, II e V.
I e II, apenas.
A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.
I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.
II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.
III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.
IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O capitalismo (industrial) é um sistema socioeconômico que está regendo a Terra há pouco mais de 200 anos. Apesar disso, as previsões atuais já indicam que o colapso do planeta esteja bem próximo, graças à grande quantidade de materiais produzidos e descartados, desmatamento, extração mineral, poluição - de ar, solo, plantações e águas -, alterações climáticas, extinção de espécies, surgimento de novas doenças, entre outros. Além da grande extração planetária e consumo de coisas em ritmo digamos, esperado, ainda lidamos com os crimes ambientais, como o que aconteceu em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019.
Antes e depois do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, Brumadinho/MG

Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51228582>, acesso em Mar., 2020.
Com base nesse evento e no texto e imagem apresentados acima, avalie as afirmativas a seguir.
I) O caso acima apresentado demonstra o quanto a sociedade se encontra limitada diante do avanço do capital sobre o ambiente, e de suas consequências.
II) Apesar dos impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, toda a área pode ser revitalizada e voltar a ser como antes.
III) O acontecimento registrado nas imagens tratou-se de um grande, porém, pouco grave acidente, considerando que não houve registro de vítimas fatais.
IV) O caso de Brumadinho não pode ser considerado crime ambiental, pois, a empresa responsável não tinha como saber da instabilidade da barragem.
V) Além do impacto ambiental e econômico, ocorrências como a de Brumadinho representam prejuízos à saúde física e mental dos sobreviventes.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I, II e V.
I e II, apenas.
A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.
I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.
II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.
III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.
IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I, II e V.
I e II, apenas.
A definição de “desenvolvimento sustentável” foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de harmonizar crescimento econômico e preservação ambiental.
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
(Disponível em: , acesso em Mar. 2020)
Considerando o conceito apresentado, avalie as afirmativas a seguir.
I) Para o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é preciso ter um reconhecimento consciencial e objetivo de que os recursos naturais são finitos.
II) O crescimento econômico contínuo é uma ameaça à sobrevivência humana, pois, leva a sociedade ao esgotamento dos recursos do planeta.
III) O aumento da reutilização e da reciclagem são possibilidades de medidas mitigadoras encontradas pelo desenvolvimento sustentável para a continuidade do consumo.
IV) Dentre os ideais do desenvolvimento sustentável está que os países pobres devem alcançar o mesmo padrão de consumo dos países ricos.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com
hospitalizações
“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana. Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.
Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.
O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.
PORQUE
II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 1
A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.
TEXTO 2
Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.
RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).
Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.
A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo.
A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19.
Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais.
Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.
“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”.
(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)
Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.
Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro.
As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia.
Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em Minas Gerais, janeiro de 2020 bateu recorde como o mês mais chuvoso em 110 anos. Em Belo Horizonte choveu no mês a metade do que era esperado para todo este ano. Parte da cidade foi destruída. As consequências no estado foram trágicas, com saldo de mortos passando de 50, especialmente por soterramento.
(Disponível em: , publicado em 29/01/2020, adaptado)
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I) Os grandes impactos urbanos causados por chuvas torrenciais são naturais e sempre esperados para os verões do clima tropical.
II) Ainda que volumes maiores de chuvas sejam esperados para o Sudeste em janeiro, o volume de 2020 representou um alerta climático.
III) Várias avenidas por baixo das quais fluem córregos foram estouradas com as chuvas em Belo Horizonte, o que demonstra que os asfaltos devem ter melhor qualidade.
IV) Apesar das chuvas inesperadas de janeiro de 2020, os deslizamentos de terras e abertura de crateras também são consequência do planejamento urbano.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.